Como evitar a proliferação do vírus do Herpes labial?
O herpes labial é uma infecção viral e contagiosa causada pelo vírus Herpes simplex do tipo 1, ou HSV-1. A doença, que acomete milhares de pessoas ao redor do mundo, se manifesta através de pequenas feridas na região dos lábios, gengiva, língua, bochechas e até mesmo no rosto ou no pescoço.

Transmissão do Herpes Labial

Muitas pessoas contraem o vírus na infância por meio do contato com a saliva de um adulto, ou mesmo por algum objeto infectado. Entretanto, os sintomas podem passar muitos anos sem aparecer, já que quando entra no corpo, o vírus se instala em alguma terminação nervosa, principalmente nos gânglios (glândulas que auxiliam no sistema imunológico), e permanece como se estivesse adormecido.
A manifestação dos sintomas do herpes labial se dá por diversos fatores: as quedas bruscas de imunidade, estresse e exposição ao sol, colaboram para que o vírus “adormecido” saia da terminação nervosa, e se instale na superfície da pele, resultando em pequenas feridas que causam dor, ardência e coceira. As crises do herpes duram em média oito dias, dependendo da condição imunológica do indivíduo.

Tratamento da doença

Uma vez que é contraído, não é possível se livrar do vírus. Mas existem maneiras simples de aliviar os incômodos causados pelo herpes labial. Veja a seguir:

Caso os sintomas persistam, é aconselhável consultar-se com profissional da saúde
A INR Health atua no segmento de saúde para jovens, adultos e seniors. Seus produtos são mundialmente testados, aprovadas e indicados por profissionais renomados. Todos os itens são de alta performance e seguros, não agressivos ao ser humano e meio ambiente.